terça-feira, 3 de abril de 2012

Cordão Umbilical

 

Aqui temos o vídeo elaborado por Cássia, Douglas, Filipi, Gracielly e Karla, alunos da MED89, que destaca o processo de Desenvolvimento do Cordão Umbilical. Para fomentar a discussão, peço aos alunos MED90 Rafael e Luana para comentarem sobre o trecho de 1:04 a 1:12, e para os alunos Guilherme e Priscilla para comentarem o trecho de 1:23 a 1:30. 

Peço, ainda, aos alunos que apresentaram ou apresentarão seminário sobre História da Medicina na Disciplina Anatomia, para comentarem sobre o símbolo apresentado na abertura do vídeo.

Até mais,

Mônica

4 comentários:

  1. No trecho de 1:04 a 1:12 está sendo evidenciado um corte transversal
    de um embrião. O pedículo vitelino (região
    que liga o saco vitelino ao intestino médio), mencionado em 1:04,irá formar,
    junto com o alantóide e o pedículo do embrião, o cordão umbilical. A cavidade amniótica
    irá, em consequência do dobramento longitudinal e lateral, envolver o cordão umbilical primitivo,
    formando seu revestimento epitelial.
    O celoma intra-embrionário não tem relação direta com a formação da estrutura do
    cordão. Esse espaço celômico em forma de ferradura dará, no final, origem as cavidades corporais. O saco vitelino evidenciado normalmente se destaca da alça do intestino médio no final da sexta semana. Contudo, em alguns casos, ele persiste durante a gavidez, podendo ser encontrado como uma estrutura muito pequena, perto do ponto de inserção do cordão na placenta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafael,

      Obrigada por ter respondido tão prontamente à solicitação.

      Gostaria que você destacasse os componentes do cordão umbilical primitivo, incluindo o celoma umbilical, e as transformações ocorridas durante o desenvolvimento.

      Grata,
      Mônica A.

      Excluir
  2. O "Dobramento no Plano Mediano" do embrião é bem representado e explicado pelos autores do vídeo. No trecho de 1:23 ~ 1:30, no entanto, podemos notar um pequeno deslize, quando é dito que o pedículo do embrião é o primórdio do cordão umbilical. Na verdade, não apenas o pedículo do embrião, mas também o pedículo do saco vitelino e o alantoide formarão o primórdio do cordão umbilical.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Guilherme,

      Solicitei ao Rafael para descrever os componentes do primórdio do cordão umbilical, o que vai possibilitar a correspondência com o seu comentário.

      Peço que verifique se, no trecho estipulado, a posição do âmnio está correta.

      Grata,
      Mônica A.

      Excluir