segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Sistema Nervoso


Segue um vídeo muito bom sobre Anatomia do Sistema Nervoso, especialmente do Sistema Ventricular.

Bom estudo.

Mônica

Sistema Urogenital

video

Esse trabalho foi elaborado por alunas da MED87 e foi o eleito em primeiro lugar pelo "voto popular". Com certeza ele será muito útil para a compreensão do tema e, ainda, irá ajudá-los na elaboração do trabalho de vocês.

Bom estudo

Mônica

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Ovogênese

video

Espermatogênese

video

Vídeos de Embriologia

Vamos postar aqui uma série de vídeos elaborados no semestre passado pelos alunos dos cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional para a disciplina de Embriologia.

Espero de que sejam úteis para vocês.

Mônica

Dia de los Muertos


Como amanhã é Dia de Finados, posto aqui as figuras acima.

Sei que estas imagens em um dia de tristeza pela saudade dos parentes e amigos que já se foram pode parecer desrespeitosa.

Entretanto, essas figuras representam as Calaveras Mexicanas que são coloridas assim pois, para os mexicanos, especialmente os descendentes astecas, o Dia de los Muertos é um dia de festa.

Segundo a tradição, todos os anos as almas dos mortos visitam seus parentes. Esse dia era comemorado no nono mês do calendário lunar asteca, mas foi alterado e atualmente coincide com o Dia de Finados, mas a data é comemorada de uma forma muito diferente.

Para eles a morte significa renascimento, portanto, esses crânios representam a vida e, como tal, deve ser comemorada. Por isso, neste dia de festa, os mortos são homenageados com danças, músicas e elaboração de altares coloridos e floridos. A tradição inclui ainda a distribuição de doces com formatos de ossos, mais especificamente de crânios.

Abaixo, uma peça decorativa típica.
                                              
                              

Na internet vocês podem encontrar muito mais informação sobre o tema e aqui uma animação.

Até a próxima.

Mônica

Dobramento do embrião

Segue link para uma animação, também da Indiana University, que poderá ser útil para a compreensão do processo de dobramento do embrião.

Bom estudo.

Mônica